4-5 setembro 2023
Universidade do Algarve, Faro
4-5 setembro 2023
Universidade do Algarve, Faro

OQ2

OQ2 - Combinação inovadora de estratégias químicas e biológicas para a recuperação de metais de fontes secundárias

Formadores

Maria Clara Costa(1) e Jorge Carlier (2)

Descrição

A presença de metais no meio ambiente pode causar impactos negativos, situação que tende a agravar-se com a sua crescente procura e aplicação. Assiste-se simultaneamente ao esgotamento de algumas fontes primárias, as quais constituem um recurso limitado. Assim, o desenvolvimento de processos ambientalmente e economicamente sustentáveis com vista à recuperação de metais de fontes secundárias, nomeadamente de resíduos e de efluentes, afigura-se prioritário. A combinação da técnica de extração líquido-líquido, também conhecida por extração por solventes, com estratégias biológicas, tira partido da reconhecida capacidade separativa da primeira e da versatilidade das técnicas de bio-recuperação, que assenta nos mecanismos variados de atuação dos agentes biológicos e dos produtos decorrentes da sua atividade, que podem funcionar, nomeadamente, como agentes precipitantes ou redutores, permitindo que o metal seja recuperado no final diretamente sob na forma de valência zero, ou na forma combinada. A flexibilidade das estratégias biológicas também se traduz na possibilidade de obter produtos com partículas de diversos tamanhos, nomeadamente nanopartículas, dependendo do agente/material biológico (células, produtos extracelulares, etc.) e das condições experimentais, o que permite alargar a gama de materiais obtidos, as suas propriedades e funcionalidades.

Nesta oficina será exemplificada a separação seletiva de cobre de uma água ácida da mina de São Domingos de concentração extrema por recurso à técnica de extração por solventes, seguida da sua recuperação na forma de nanopartículas de sulfureto de cobre pela ação biológica de bactérias redutoras de sulfato.

A obtenção/recuperação de nanopartículas metálicas de soluções a partir de extratos de plantas é também uma possibilidade que será igualmente exemplificada.

Ambas as técnicas demonstradas foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de investigação (Projeto METALCHEMBIO) e são um exemplo da importância da química no mundo atual e da relevância da combinação de processos químicos e biológicos para superar desafios ambientais do mundo atual, para os quais é cada vez mais importante a interação de diversas áreas do conhecimento e o envolvimento de equipas multidisciplinares.

Material Necessário

Bata e calculadora ou computador

(1) Departamento de Química e Farmácia e Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, edifício 8, 8005-139 Faro, Portugal (mcorada@ualg.pt)

(2) Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, edifício 8, 8005-139, Faro, Portugal (jcarlier@ualg.pt)