4-5 setembro 2023
Universidade do Algarve, Faro
4-5 setembro 2023
Universidade do Algarve, Faro

OQ9

OQ9 - O Uso de Jogos na Aprendizagem de Tópicos de Química

Formadora

Custódia Fonseca(1)

Descrição

Hoje em dia são usadas como métodos pedagógicos, ferramentas com caraterísticas de jogos, ou seja, contêm níveis de progresso e de conquistas que geram competitividade entre os participantes. A utilização destes recursos motiva e mantém os alunos envolvidos e ajudam a desenvolver capacidades de adaptabilidade e responsabilidade enquanto se divertem.

A literatura dos últimos dez anos, na área da educação da química, reporta a utilização de jogos de diferentes tipos, como os de cartas, tabuleiro, presenciais, digitais em smartphones, tablets ou computadores e de fuga, onde é necessário que o estudante/jogador tenha aprendido os tópicos de química que estejam subjacentes.

Nesta atividade iremos apresentar um resumo dos jogos publicados recentemente, que poderão ser utilizados na aprendizagem da química, nomeadamente os que se debrucem sobre os conteúdos  programáticos do ensino básico da físico-química e do secundário da disciplina de Física e Química do 10º e 11º anos  e da Química do 12º ano.

Iremos pôr em prática 3 desses exemplos.

 [1] Fonseca, C.S.C; Zacarias, M.; Figueiredo, M. J. Chem. Educ. “Milage Learn+: A Mobile Learning App to Aid the Students in the study of Organic Chemistry,” 2021, 98, 1017-1023.

[2] Garcia-Ortega, H.; Lhardy, C.; Gracia-Mora, J.; Marin-Becerra, A.; Reina, M.; Reina, A. J. Chem. Educ. “MET-Organic: A Multilevel Card Game to Promote the Learning of Organic Chemistry Nomenclature”. 2022, 99, 1948-1956.

[3] Morris, T.A. J. Chem. Educ. “Go Chemistry: A Card Game to Help Students Learn Chemical Formulas”. 2011, 88, 10, 1397–1399

Material Necessário

-

(1) Universidade do Algarve (cfonseca@ualg.pt)